4.29.2016

nana and chocolate muffins


Uma das coisas boas que o vegetarianismo da minha irmã trouxe (entre outras, claro), foi uma receita de panquecas de banana e chocolate preto, que são só as melhores panquecas do mundo. Prometo que um dia partilho essa receita convosco, mas por hoje partilho estes queques que são uma versão dessas panquecas – mas em forma de queques!

E são igualmente bons. A banana dá o doce e o chocolate dá aquilo que faz com os queques sejam tudo menos secos – o que é uma coisa que não se quer de um queque. Uma receita perfeita para um lanche de Domingo à tarde.



Ingredientes:
                para 6 queques
  • ½ chávena de flocos de aveia
  • ½ chávena de farinha integral
  • 1/3 de chávena de leite de soja
  • 2 bananas (de preferência bem maduras)
  • 1 ovo grande
  • 2 colheres de chá rasas de fermento
  • 50g de chocolate preto (min 70% cacau)
  • 1 colher de chá de óleo de coco (para untar)

Pré-aqueçam o forno a cerca de 180/190º. Em seguida, misturem todos os ingredientes exceto os chocolate num copo misturador e triturem tudo com uma varinha mágica até obter uma mistura homogénea. Com uma faca cortem o chocolate em pedaços pequenos, tipo pepitas. Juntem à mistura e envolvam tudo muito bem.

O meu óleo de coco estava sólido, portanto agarrei nele com a mão e untei as formas dos queques, como se faz para untar as formas dos bolos com manteiga. Se preferirem também podem utilizar aquelas formas de papel e assim não têm de untar nada. Encha cerca de ¾ de cada forma com a mistura e levem ao forno.

Passados entre 30 a 40 minutos, ou quando os queques estiverem cozidos (podem usar o truque do palito), retirem-nos do forno. Esperem que arrefeçam um bocadinho para desenformar e depois é só comer. Bom apetite!


2 comments:

  1. e estes muffins também me parecem excelente para lanchar. estou já a imaginar-me a fazer uns quantos no fim‑de‑semana e congelar para ir comendo quando a fome apertar :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nunca congelei, mas parece-me uma excelente ideia, até mesmo para comer ao pequeno almoço durante a semana! :)

      Delete