3.05.2016

spring rolls



Ultimamente tenho visto imensas fotografias de spring rolls pelo Instagram e pelo Pinterest – não sei se está na moda ou não, mas a verdade é que as fotografias me andavam a deixar com água na boca. E lembrei-me que tinha na minha dispensa algumas folhas de arroz (aquilo em que se enrolam os spring rolls), que tinha adquirido numa das idas aos supermercados chineses do Martim Moniz – se nunca lá foram, têm de ir, descobrem imensas coisas novas (umas melhores que outras, mas de qualquer maneira vale imenso a pena).

E portanto pus-me a pesquisar receitas e (depois de muito salivar) decidi-me por esta combinação, conjugando algumas das versões que vi – salmão fumado, manga, manjericão e cenoura com molho de soja e gengibre. Para primeira tentativa acho que me saí bastante bem (modéstia à parte claro), e o sabor ficou delicioso, e foi comprovado por terceiros.




Ingredientes
                para 4 rolinhos
  • 4 folhas de arroz
  • 4 folhas de alface (convém não serem muito grandes)
  • ½ manga
  • 1 cenoura (de tamanho médio)
  • 1/3 de um alho francês
  • 8 folhas de manjericão
  • Sementes de sésamo
  • Salmão fumado
  • Molho de soja (cerca de 4-5 colheres de sopa)
  • Gengibre

Comecem por preparar todos os vossos ingredientes. Cortem a cenoura, o alho francês e a manga em palitos finos e desfiem grosseiramente o salmão fumado – eu utilizei dois pedaços de salmão para os quatro rolos, mas vejam a quantidade que preferem.

Em seguida, coloquem uma folha de arroz num prato com água quente até amolecer (são segundos). Escorram a água em excesso e distendam a folha em papel vegetal. Não ponham todas as folhas no prato ao mesmo tempo senão podem colar-se umas às outras.

Para montar o spring roll, comecem por colocar a folha de alface, depois a cenoura, manga e alho francês, seguidos pelo salmão fumado, duas folhas de manjericão e algumas sementes de sésamo para finalizar. Fechem a folha conforme vêm na imagem e repitam para os restantes três rolos.

Para o molho de soja é apenas juntarem o molho de soja com cerca de 2-3 colheres de água e gengibre ralado. Sirvam os vossos spring rolls com o molho. E bom apetite!
                                                                                   | estes rolinhos são muito versáteis, portanto se não gostam de algum dos ingredientes, é só trocar por outro |

3 comments:

  1. Yummy! Que maravilha! Raios, tenho que descobrir um supermercado desses aqui no Porto :p

    Jiji

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Joana! Eu não conheço grande coisa no Porto devo confessar, mas já ouvi falar na Casa Chinesa, que vende produtos orientais e provavelmente tem estas folhas de arroz

      Beijinho,
      Inês

      Delete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete