2.26.2016

delicious toast toppings




Geralmente durante a semana o meu jantar inclui sempre sopa. Ao Domingo faço uma grande panela, e assim durante a semana já não tenho de me preocupar muito com o jantar quando chego a casa. Mas comer só sopa não tem muita piada e passada uma hora já estou cheia de fome e vou atacar tudo o que existe na dispensa. Portanto faço sempre qualquer coisa mais leve para acompanhar a sopa.

Tanto como fruta, como faço uns ovos mexidos ou uma omelete ou ainda umas torradas com as mais variadas coisas. Esta receita é então uma das que costumo fazer – é rápido e com a sopa fico perfeitamente satisfeita até me ir deitar. Uma fatia de pão, uma fatia de presunto, cogumelos salteados com espinafres e um ovo ou tomate cherry para finalizar, uma delícia!



Ingredientes:
                para duas torradas
  • 2 fatias de pão (quanto mais escuro melhor)
  • 2 fatias de presunto
  • 3 – 4 cogumelos
  • 2 – 3 mãos cheias de espinafres
  • 2 tomates cherry
  • 1 ovo
  • Sal e pimenta qb
  • Azeite
  • 1 dente de alho

Esmaguem o alho ou piquem-no bem pequenino e coloquem numa frigideira com um fio de azeite. Cozinhem durante cerca de 1 minuto (em lume brando) e juntem os cogumelos cortados e os espinafres cortados grosseiramente. Temperem com sal e pimenta e vão mexendo até estar tudo cozinhado.

Enquanto isso, escalfem um ovo. Coloquem um tacho com água ao lume. Abram um ovo para dentro de uma tigela, com cuidado para não rebentarem a gema. Sem que a água ferva (quando ainda estiver apenas com bolhinhas no fundo do tacho), façam movimentos circulares na água de forma a criar um remoinho e em seguida coloquem o ovo mesmo no centro deste remoinho. Deixem o ovo cozinhar entre 3 a 5 minutos e depois retirem o ovo com uma escumadeira.

Em seguida, coloquem uma fatia de presunto e distribuam o salteado de cogumelos e espinafres pelas duas fatias de pão. Partam os tomates ao meio e coloquem-nos numa das torradas e na outra ponham o ovo, temperado com sal fino e pimenta. Bom apetite!   

3 comments:

  1. Estou a perder-me no teu blogue - e, claro, a adorar. Epa, já cozinho há anos mas nunca escalfei bem um ovo (também admito que não é algo que tente fazer muitas vezes). Acertar com os tempos e conseguir que a gema não fique toda cozida ainda é uma ciência inatingível. Mas imagino-me a fazer isto para jantar, almoço ou até como brunch - nos domingos em que se dorme até às tantas, haha

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Ana! Eu já fiz várias tentativas, geralmente nunca ficam com um aspecto perfeito, mas consigo acertar com os tempos, e depois de cozinhado ponho só um pouco de sal e pimenta moída por cima, e é o suficiente.

      Beijinho,
      Inês

      Delete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete