2.04.2016

let us start with some noodles



Primeira confissão a fazer: sou doida por massa!! Seja ela qual for, e de preferência em quantidades industriais!

Mas a verdade é que para quem quer seguir uma alimentação mais saudável as massas não são a melhor opção (especialmente para quem faz dietas que reduzem ao máximo a quantidade de hidratos de carbono ingeridos), em especial aquelas que habitualmente temos em casa - massas brancas normais. Como eu não consigo resistir a um belo prato de massa, optei por uma opção um pouco mais saudável para esta receita - noodles de arroz. Outras opções podem ser massas de trigo integral ou ainda de outros grãos, como a espelta.

E juntando a minha paixão por massa, ao meu gosto pela comida asiática, saíram estes deliciosos noodles com camarão, cogumelos e tomate seco acompanhados com brócolos e um ovo.




Ingredientes:
  • 1 colher de sopa bem cheia de cebola ralada
  • 1 colher de chá bem cheia de alho ralado
  • 1 colher de chá bem cheia de gengibre ralado
  • 5 cogumelos frescos
  • 5 tomates secos
  • 1 mão cheia de camarões (tamanho pequeno/médio)
  • Meia cabeça de brócolos
  • 70 g de noodles de arroz
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sobremesa de molho de soja
  • ½ colher de sopa de azeite
  • Sal e pimenta qb



Comecem por colocar um tacho com água e o ovo ao lume. Enquanto esperam que a água ferva, ralem a cebola, o alho e o gengibre, coloquem tudo numa frigideira com o azeite e cozinhem em lume médio.

Quando a água ferver, juntem os brócolos no mesmo tacho que o ovo e deixem cozinhar tudo durante cerca de 6/7 minutos. Se quiserem o ovo mais bem passado ou gostarem dos brócolos bem cozidos, deixem mais 2 a 3 minutos. Após este tempo, retirem os brócolos e transfiram o ovo para uma taça com água fria para que pare a cozedura. Coloquem os noodles no tacho, com a água ainda a ferver, apaguem o lume e deixem cozinhar durante ¾ minutos.

Entretanto, quando a cebola, o alho e o gengibre estiverem cozinhados, adicionem os camarões na frigideira e após 3/4 minutos, adicionem os cogumelos e os tomates secos cortados a gosto. Temperem com pimenta, adicionem o molho de soja, adicionem sal caso seja necessário (no meu caso o sal do molho de soja e do tomate seco foi o suficiente para temperar e não precisei de adicionar sal), juntem os noodles já cozinhados e mexam até estar tudo envolvido.

Sirvam tudo junto num prato e adicionem sementes por cima (no meu caso adicionei de sésamo) se o desejarem. E já está, espero que gostem!

2 comments:

  1. Estava desejosa de experimentar esta receita, por isso fui às compras e hoje aventurei-me e decidi fazê-la para o jantar. Para primeira vez acho que me safei, estava delicioso!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ainda bem, fico feliz por saber que correu bem!

      Beijinho,
      Inês

      Delete