2.06.2016

why you should get some coconuts



Quando decidi começar este blog, um dos objetivos que tinha, para além de partilhar as minhas receitas, era também o de partilhar alguns truques de culinária e algumas curiosidades sobre alguns dos alimentos que fazem parte do meu quotidiano – até porque seria também uma maneira de eu própria aprender mais sobre os melhores e piores alimentos para o meu organismo.

E porque na minha alimentação incluo muito o coco e também porque faria todo o sentido dado o nome do blog, decidi então começar esta “secção” mais informativa precisamente para vos falar dos benefícios do coco.

Provavelmente já devem ter ouvido falar da água de coco e das suas propriedades para hidratar o nosso organismo, mas em Portugal não é assim tão fácil ter acesso a água de coco e a verdade é que existem muitas outras formas de o ingerir. O mais comum é o coco ralado ou mesmo as lascas de coco, que são ótimos para utilizar em snacks como papas de aveia, panquecas ou bolos. Depois temos o leite de coco, que é uma ótima alternativa ao leite de vaca, especialmente para quem tem intolerâncias à lactose como é tão comum hoje em dia. E ainda temos o óleo de coco, que é também uma ótima alternativa às gorduras que utilizamos habitualmente para cozinhar – por exemplo para fazermos panquecas, em vez de utilizarmos a habitual manteiga.



Estes são alguns dos principais benefícios que o coco nos pode fornecer, quando utilizado em quantidades moderadas:

Ajuda a emagrecer – o coco contém ácidos (ácido láurico e monolauril) que são responsáveis por oxidar e eliminar a gordura localizada no corpo.

Ajuda a combater a retenção de líquidos – principalmente a água ou leite de coco, têm propriedades diuréticas que combatem a retenção de líquidos e os inchaços associados.

Grande aliado da cosmética – pelas suas propriedades amaciadoras, o coco está presente em vários cosméticos, cremes, batons do cieiro que ajudam a manter uma pele saudável e macia.

Efeitos benéficos na destruição de vírus e bactérias e expulsão de parasitas – quando o ácido láurico presente no coco chega aos intestinos transforma-se em monolaurina, duas substâncias que em conjunto podem ter um papel muito importante na destruição de algumas bactérias e vírus e ainda na expulsão de alguns parasitas. Este benefício é principalmente associado ao óleo de coco.

Posto isto, vamos todos começar a incluir ainda mais o coco (nas suas mais variada formas) no nosso dia-a-dia – não só na alimentação, mas também nos cosméticos que utilizamos. Prometo fazer a minha parte e partilhar muitas receitas com coco em breve, para vos ajudar a pôr isto em prática!

No comments:

Post a Comment