3.09.2016

sesame salmon with grilled everything



Desde pequena que nunca achei muita piada a comida que fosse apenas cozida – se bem que é uma das maneiras mais saudáveis de cozinhar (desde que não lhe acrescentem gordura nenhuma claro). Sempre que a minha mãe me tentava dar peixe cozido eu torcia o nariz e o mesmo acontecia com o bacalhau do natal (não percebo porque é que numa noite que é suposto ser tão especial, se come uma comida tão simples e sem graça, mas enfim).

E então há uns tempos arranjei uma maneira de contornar esta questão – grelhar os legumes e etc., depois de os cozer! Tempero-os com o que me apetecer na altura, ponho-os na frigideira de grelhar e ganham logo outro sabor muito mais agradável. Esta receita é um exemplo disso, e ainda por cima é facílima.



Ingredientes:
                para 1 pessoa
  • 1 cenoura
  • ½ batata doce
  • 3-4 cabecinhas de brócolos
  • 1 posta de salmão
  • 1 colher de iogurte natural
  • Sal, alho em pó, pimenta e alecrim seco qb
  • Azeite

Comecem por preparar a batata-doce, lavando-a e cortando-a em rodelas. Em seguida, preparem os legumes, cortando-os do tamanho que acharem melhor (eu cortei a cenoura em quatro e cada cabecinha de brócolo ao meio).

Coloquem um tacho com água, sal e a cenoura ao lume. Passado uns 3-4 minutos, acrescentem as batatas e passado mais uns 3-4 minutos acrescentem os brócolos - os tempos podem variar um pouco dependendo do tamanho quer dos legumes, quer das batatas. Retirem do lume e escorram quando estiver tudo cozinhado.

Pincelem uma frigideira de grelhar com um fio de azeite e coloquem no lume para aquecer. Temperem o salmão com sal e pimenta, e os legumes e as batatas cozidas com alho em pó e alecrim seco. Coloquem tudo na frigideira quando estiver bem quente, reduzam um pouco o lume e deixem cozinhar.

Quando estiver tudo pronto, sirvam com uma colher de iogurte e sementes de sésamo. Bom apetite!

No comments:

Post a Comment