3.27.2016

tips and tricks about eggs



Os ovos são talvez dos alimentos mais versáteis que existem! Dão para fazer bolos, bolachas, pães, panquecas, french toasts. Dão para comer cozidos, estrelados, escalfados. Enfim, das mais variadas e deliciosas maneiras!

E como é Domingo de Páscoa, achei que era a melhor altura para algumas curiosidades e benefícios que os ovos nos podem trazer – e não, não estou a falar dos ovos de chocolate que presumo que devam ter comido em grande quantidades nos últimos dias, estou mesmo a falar daqueles que são as galinhas a pôr.



Fonte de proteínas: a clara do ovo é altamente rica em proteína, particularmente a albumina, que é uma grande aliada de desportistas, não só pelas vantagens musculares mas também por aumentar a sensação de saciedade.

Fonte de vitaminas: os ovos contêm vitaminas B2, B12, A e E que estão associadas ao combate de doenças oftalmológicas, ao combate de radicais livres que causam doenças como o cancro, e ainda são responsáveis pela transformação de nutrientes em energia e pela produção de glóbulos vermelhos.

Ajuda a perder peso: vários estudos concluíram que a ingestão de ovos, particularmente ao pequeno-almoço, está associada a maiores perdas de peso e de massa gorda, em detrimento de outras proteínas. Isto está relacionado também com a sensação de saciedade e energia que os ovos nos fornecem.

Ajuda a diminuir o colesterol: apesar da gema do ovo ser rica precisamente em colesterol, a verdade é que também contém leticinas que impedem a subida de produção de colesterol pelo nosso organismo.


Dica: se quiserem ver se um ovo está fresco ou não, coloquem-no num copo cheio de água. Se permanecer no fundo, o ovo está fresco; se pelo contrário, o ovo vier à superfície, provavelmente já não está bom para ser ingerido.

No comments:

Post a Comment