5.06.2016

soba noodles and some other stuff



Soba noodles, para quem nunca ouviu falar, são mais uma opção que podemos escolher como alternativa às massas que estamos habituados a consumir. Na sua base está maioritariamente farinha de trigo sarraceno e este tipo de noodles apresentam muitos benefícios em termos de saúde. Para além disso, estes noodles têm não só menos calorias, como também mais fibra e proteína do que a massa tradicional que é feita de farinha refinada – portanto, são ainda mais indicados para pessoas com diabetes, por exemplo, porque não vai provocar picos de açúcar no sangue.

Nesta receita, decidi juntá-los com camarão, cenoura, ervilhas tortas e mini maçarocas de milho em pickle. Estes dois últimos ingredientes não são assim tão fáceis de encontrar mas são uma delícia – as ervilhas tortas juntamente com um pé de coentros dão o melhor arroz de sempre e estas maçarocas de milho são uma perdição (eu que nem sou muito fã de pickles, sou capaz de comê-las diretamente do frasco sem mais nada – eu sei que não é a coisa mais saudável de sempre, mas de vez em quando pode ser!). Curiosamente, encontra-se bastante as ervilhas tortas em supermercados chineses, tal como os noodles.




Ingredientes:
                para 1 pessoa
  • Uma dúzia de ervilhas tortas
  • 3 a 4 mini maçarocas de milho em pickle
  • 2 cenouras
  • Soba noodles
  • Uma dúzia de camarões descascados
  • ½ cebola
  • Sal, alho em pó e piripiri em pó q.b.
  • azeite

Comecem por colocar um tacho com água ao lume. Enquanto esperam que ferva, cortem a cebola em meias luas, as cenouras em tiras com um descascador e as maçarocas de milho ao meio. Coloquem a cebola com um fio de azeite numa frigideira a lume. Vão mexendo, e quando estiver cozinhada, acrescentem os camarões. Mexam bem e temperem com sal, alho e piripiri em pó. Deixem cozinhar.

Quando a água começar a ferver, acrescentem os noodles e as ervilhas, e temperem com um pouco de sal e um fio de azeite se quiserem, para a massa não colar. Entretanto, adicionem as cenouras na frigideira e passados uns 2-3 minutos, acrescentem as maçarocas. Mexam tudo muito bem e cozinhem em lume médio. Quando os noodles e as ervilhas estiverem cozidos, escorram a água, reservando cerca de uma chávena, e acrescentem à frigideira com os restantes elementos. Misturem tudo, acrescentando um pouco da água de cozedura se necessário para desenlaçar.

Cubram com umas sementes, sirvam, e bom apetite!

No comments:

Post a Comment