5.01.2017

omelete de claras com maçã

Se não fosse por todas as gemas que me sobrariam no frigorífico (btw, aceitam-se sugestões de coisas saudáveis para fazer com gemas de ovos), esta passaria a ser a minha receita de eleição para pequenos almoços! Foi sem dúvida das melhores descobertas que fiz recentemente e é tão, mas tão versátil que pode ser comida a qualquer refeição do dia - basta que façam versões salgadas, em vez de doces.

E do que é que eu estou a falar mesmo?! De omeletes de claras! Quem me convenceu (ainda que ela não o saiba, visto que não faz a mínima ideia de quem eu sou) a experimentar estas delícias foi a Marta do Martilicious Food, que eu sigo no meu Instagram e que está sempre a publicar fotografias destas omeletes (entre outras coisas com aspetos muito deliciosos!). E como ela diz, esta é também uma ótima opção pré treino - portanto, quem faz exercício de manhã, pode optar por comer uma delícia destas ao pequeno-almoço!



Ingredientes:
  • 3 claras de ovos
  • 1/2 maçã verde (ou 1 inteira se for pequenina)
  • 2 colheres de chá de canela
  • 1 colher de sobremesa de coco ralado
  • 2-3 gotas de essência de baunilha
  • óleo de coco q.b.
  • toppings a gosto
Comecem por separar as claras e as gemas dos ovos. Reservem as gemas, e juntem às claras uma das colheres de canela, o coco ralado e a essência de baunilha e mexam tudo muito bem. Apesar de na maior parte das receitas que vi as pessoas não colocarem nada no ovo, colocam apenas depois dentro da omelete ou como topping, eu acho que assim fica com um sabor extra. Mas fica também ao vosso critério, fazerem da maneira que acharem melhor. Batam tudo muito bem, para que fique o mais homogéneo possível.
De seguida, ralem a maçã e envolvam na outra colher de chá de canela. Reservem.

Coloquem cerca de uma colher de chá de óleo de coco numa frigideira anti-aderente (é mesmo importante que seja anti-aderente, pois caso contrário vão acabar com claras de ovos mexidas, em vez de uma omelete) e liguem o lume. Distribuam o óleo de coco de forma homogénea pela frigideira (com um pincel de cozinha, por exemplo)e, sem deixar que a frigideira aqueça demasiado, vertam a mistura das claras para a frigideira. Deixem cozinhar durante cerca de 30 segundos em lume brando, e em seguida espalhem a maçã ralada com canela sobre as claras dos ovos. Tapem a frigideira, reduzam o lume para o mínimo e deixem durante 1-2 minutos, ou até que os ovos estejam completamente cozinhados.

Com a ajuda de uma espátula, dobrem a vossa omelete ao meio e retirem-na da frigideira para um prato. Cubram com toppings da vossa preferência - eu escolhi uma colher de chá de mel, mirtilos frescos e granola - e deliciem-se com esta receita! Bom apetite!



No comments:

Post a Comment