2.18.2016

meatballs and (fake) spaghetti


Desde pequena que almôndegas com esparguete é um dos meus pratos de eleição. A minha parte preferida era (e continua a ser) o molho de tomate – acho que me podiam dar só um prato cheio de molho e um grande pedaço de pão para “ensopar” e eu ficava feliz!

Mas desde que comecei a inserir mais legumes na minha alimentação que tento sempre ter pelo menos um “verde” no prato e com esta receita consegui fazê-lo a dobrar – não só substitui o esparguete por curgete (aka zucchini noodles), como ainda juntei cogumelos e espinafres ao molho de tomate. O resultado, na minha opinião (talvez um pouco suspeita), é delicioso e bastante nutritivo.



Ingredientes:
                para 1 pessoa
  • ¼ de cebola
  • Coentros (2-3 raminhos)
  • 4 – 6 almôndegas de perú/frango
  • Polpa de tomate
  • 3 cogumelos
  • Espinafres (cerca de 1 mão cheia)
  • 1 curgete
  • Sal
  • Piripiri em pó
  • Alho em pó
  • Pimentão doce
  • Azeite

Comecem por preparar o refogado. Cortem a cebola em pedaços do tamanho que preferirem, piquem os coentros e coloquem num tacho em lume brando com um fio de azeite. Em seguida, cortem os cogumelos e piquem grosseiramente os espinafres. Quando a cebola começar a ficar translucida, podem adicionar os cogumelos e os espinafres. Vão mexendo e deixem cozinhar durante cerca de 2 a 3 minutos.

Depois coloquem cerca de ½ chávena de polpa de tomate e ½ chávena de água no tacho e envolvam todos os ingredientes. Temperem com sal, piripiri, pimentão doce e alho em pó e adicionem as almôndegas ao molho. Mexam com cuidado para não desfazerem as almôndegas, mas de forma a que fiquem envolvidas no molho (convém que fiquem quase cobertas com o molho para cozinharem bem). Vão mexendo.

Preparem a curgete cortando-a em tiras para que fique com o aspeto de esparguete. Depois é só colocar um fio de azeite numa frigideira (convém que seja antiaderente) e saltear as tiras de curgete para cozinharem em lume médio/alto – pode demorar mais ou menos tempo, dependendo da forma como gostam dos vossos legumes (mais estaladiços ou mais cozinhados).

Passados cerca de 10 a 15 minutos as vossas almôndegas já devem estar cozinhadas. Provem o molho e retifiquem os temperos, colocando um pouco de açúcar para contrariar a acidez do tomate se acharem necessário. Podem também ter de acrescentar mais água se gostarem do molho mais líquido.
Sirvam as vossas almôndegas com algumas sementes (e uma fatia de pão, se não conseguirem resistir). Bom apetite!

                                                                      | Podem substituir a curgete por esparguete integral, por exemplo, se quiserem acrescentar hidratos de carbono à vossa refeição |

4 comments:

  1. Ohhhh coisa boa. Esta moda do esparguete de curgete anda a convencer-me aos poucos...vou ter que experimentar!!!

    Jiji

    * GIVEAWAY - Ganha um Colar + Pulseira + 3 anéis da Coolares *

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Joana! Esta foi a primeira vez que experimentei e confesso que fiquei rendida!

      Beijinho,
      Inês Amaral

      Delete
  2. Parece me excelente! Azar o meu é que não gosto de curgete :p
    Beijinhos
    Sofia

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Sofia! Nunca experimentei, mas também já vi receitas com este "esparguete" mas de cenoura, abóbora, batata-doce ou beterraba, por exemplo, caso te queiras aventurar! Se não, tens sempre a opção de fazer com o esparguete verdadeiro.

      Beijinho,
      Inês Amaral

      Delete