2.14.2016

using herbs to cook



Adoro usar ervas aromáticas para cozinhar! Existe uma grande variedade com as quais podemos cozinhar e podem fazer toda a diferença num prato pelo sabor que lhe acrescentam.

Podem ser utilizadas frescas, secas ou ainda em sementes e em pó e podemos ingeri-las tanto cozinhadas como cruas. Em Portugal, no que toca a ervas aromáticas frescas, as mais comuns são talvez os coentros, que são deliciosos crus em saladas e dão um sabor extra a qualquer sopa, a salsa, que pessoalmente prefiro utilizar em conjunto com alho para saltear alguns legumes, e a hortelã, que também é deliciosa crua em saladas e em sumos de fruta. Outras opções mais comuns são ainda o manjericão, o alecrim fresco e o louro.

Em matéria de ervas secas, as minhas opções preferidas são os orégãos e o alecrim, que utilizo imenso quando cozinho legumes ou batatas no forno, mas existe também uma grande variedade disponível para compra. E depois temos ainda o formato semente e o formato em pó – as que costumo utilizar mais são as de coentros, mas também existem mais variedades. 


Mas na verdade, para além de darem um sabor extra aos pratos, há mais benefícios associados à utilização de ervas aromáticas, tais como:

Ajuda a diminuir a quantidade de sal que utilizamos para cozinhar – tal como as especiarias, pelo sabor extra que dão aos alimentos, a utilização de ervas aromáticas faz com eu precisemos de utilizar menos sal na sua confecção.

Ajudam na digestão – um benefício especialmente presente na utilização de coentros, que contém óleos essenciais que ajudam na libertação de sucos gástricos, auxiliando a digestão.

Propriedades antioxidantes – no geral todas as especiarias as possuem, mas os orégãos são a principal erva a fornecer estas propriedades. O teor em antioxidantes, juntamente com outros compostos bioactivos, contribui ainda a nível da saúde cardiovascular e metabólica e do envelhecimento saudável.

Propriedades anti-inflamatórias – óleos essenciais presentes nas ervas aromáticas estão associados a uma função anti-inflamatória, ao inibirem uma enzima (COX) que é responsável por mediar precisamente reacções inflamatórias no nosso organismo – estas propriedades podem ser encontradas no tomilho, no manjericão, na salsa, orégãos e muitas outras ervas.

2 comments:

  1. Excelente post - tenho que o usar como arma de arremesso cá em casa, não consigo convencer o pessoal a reduzir no sal e inserir as ervas!

    Jiji

    * GIVEAWAY - Ganha um Colar + Pulseira + 3 anéis da Coolares *

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ainda bem que gostaste Joana! Mesmo que não seja por estes benefícios, podes tentar convencê-los pelo sabor que as ervas acrescentam aos pratos.

      Beijinho,
      Inês

      Delete