6.03.2016

sweet potato frittata

Eu sou fã de ovos, cozinhados seja de que maneira forem. Já aqui vos falei dos benefícios de comermos ovos, que há já algum tempo deixaram de ser o inimigo número um da alimentação. E agora partilho mais uma receita em que os ovos são o ingrediente principal. Desta vez, uma frittata (ou tortilha, não tenho bem a certeza da diferença para ser honesta), feita com batata doce em vez de batata normal e com brócolos e espinafres para aquele elemento verde que não pode faltar.

É uma receita óptima para o jantar, para um almoço leve, e mesmo para levar para um piquenique ou para a praia, se forem pessoas como eu que andam sempre com marmitas para todo o lado. E se não comerem tudo, podem ainda a aproveitar as sobras para fazer uma bela sandes com umas folhas de espinafre, por exemplo.



Ingredientes:
                para 1 pessoa
  • ½ batata doce
  • 2 cabecinhas de brócolo
  • ½ cebola roxa
  • 2 dentes de alho
  • 1 mão cheia de espinafres
  • 3 ovos
  • Sal, pimenta e paprika q.b.
  • Azeite

Comecem por pré-aquecer o forno a cerca de 200º. Em seguida, cortem a cebola em meias luas e piquem os dentes de alho. Coloquem ao lume numa frigideira com um fio de azeite. Enquanto a cebola cozinha, preparem a batata-doce – descasquem-na e cortem-na em rodelas bem finas. Quando a cebola estiver cozinhada, adicionem os espinafres e mexam bem. Em seguida adicionem as batatas e espalhem-nas na frigideira. Temperem com sal, pimenta e paprika a gosto e adicionem água até cobrir as batatas. Tapem a frigideira e deixem cozinhar durante uns 2 ou 3 minutos. Passado esse tempo, adicionem os brócolos à frigideira cortados em pedaços pequeninos. Voltem a tapar a frigideira e deixem cozinhar.

Quando as batatas e os brócolos estiverem cozidos e a água tiver evaporado, adicionem os três ovos bem batidos e temperados com uma pitada de sal e pimenta. Coloquem a frigideira no forno (certifiquem-se que é uma frigideira que possa ir ao forno) e cozinhem durante uns 8-10 minutos, ou até os ovos estarem cozinhados.

Retirem do forno, e sirvam com uma salada ou como preferirem – eu fiz uma salada de espinafres com espargos cortados com o descascador de cenouras e temperada com um fio de azeite, sal e vinagre balsâmico. Bom apetite!

No comments:

Post a Comment