8.05.2016

healthy while working


Como vos disse no último post, comecei a trabalhar no mês passado. E quem trabalha, estuda ou no geral passa muito tempo fora de casa, sabe que muitas vezes é difícil conseguirmos manter um estilo de vida saudável. E por isso mesmo é que decidi fazer este post para vos ajudar, partilhando um bocadinho daquilo que eu faço para me manter o mais saudável possível – quer fisicamente que psicologicamente, porque uma acaba sempre por influenciar a outra.

Bem sei que o tempo (ou a falta dele) muitas vezes não ajudam a conseguirmos atingir aquilo que queremos mas, como quase tudo na vida, com um pouco de organização e a motivação certa, tudo se consegue. E passado um tempo já vai fazer parte da vossa rotina. Deixo-vos então alguns dos meus truques.




levar marmita | este foi um hábito que adquiri desde que entrei para faculdade. E devem contar-se pelos dedos das mãos, as vezes em que comprei almoço na faculdade ao longo dos quatro anos que já lá andei. E agora que comecei a trabalhar, mantive o hábito. Nunca demoro mais do que 15 minutos a fazer a marmita, e aproveito sempre enquanto faço o jantar do dia anterior para preparar tudo para o dia seguinte. Agora que é Verão, a tarefa é ainda mais fácil porque podemos fazer mil e uma versões de saladas que praticamente não precisam de tempo no fogão. Só têm de dar asas à vossa imaginação!

ter sempre snacks à mão |e obviamente que não estou a falar de bolachas de chocolate ou batatas fritas. Eu ando sempre com fruta, frutos secos (cajus, amêndoas, etc.) e umas bolachas de água e sal integrais (sem sal à superfície de preferência). Podem optar também por palitos de cenoura, um ovo cozido, ou mesmo uma sandes (saudável claro!) para o lanche da tarde.

pequenos almoços rápidos | não é segredo para ninguém que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, portanto não a podem mesmo saltar, nem podem beber um café e dar a coisa por terminada. Já não há desculpas, nem para quem acorda às seis da manhã, para não tomarem o pequeno almoço! Podem fazer papas de aveia adormecidas, pudim de chia, tapioca, quinoa bowls, etc. e no dia a seguir está pronto a comer. E se quiserem, podem ainda fazer dentro de um frasco e levar na mala para comerem no caminho ou quando chegarem ao trabalho.

manter-se hidratado  | muitas vezes quando andamos o dia todo fora de casa também é fácil esquecermo-nos de beber água. O meu truque é começar logo o dia com uma chávena de chá enquanto tomo o pequeno-almoço e andar sempre com uma garrafa de água na mala. Hoje em dia há imensas garrafas reutilizáveis super giras que podemos comprar e assim temos sempre água à mão. É só ir enchendo ao longo do dia e já está!

fazer exercício físico | eu sei, mais uma vez, que o tempo às vezes não ajuda, mas há imensas coisas que podemos fazer ao longo do dia para nos ajudar a combater aquelas horas todas que passamos sentados. Subam escadas em vez de apanharem o elevador, vão a pé para o trabalho/casa/faculdade/etc. se conseguirem, para quem vai de transportes, podem sair na estação anterior e andar o resto do caminho… E se tiverem tempo, façam uma caminhada, vão ao ginásio, vão dar uma corrida – nem que sejam 30 minutos, já faz toda a diferença, e a verdade é que são 30 minutos em que podem relaxar das preocupações do dia a dia. E vão ver que no final do dia se sentem muito melhores, nem que seja pelo sentimento de dever cumprido. 

No comments:

Post a Comment