3.17.2016

tomatoes and eggs are good together



Esta receita é já a pensar na Páscoa. É a época dos ovos, geralmente mais dos doces do que dos salgados (especialmente se tiverem uma mãe como a minha, que enche a casa de ovos de chocolate para “decorar”, e que eu depois me vejo “forçada” a comer), mas de qualquer maneira esta receita pareceu-me apropriada para a data.

Eu sou daquelas pessoas que vai a uma pizzaria e nunca acha que as pizzas vêm com tomate suficiente, e que fica mais do que deliciada a comer um bom prato de massa só com um bom molho de tomate, e portanto esta receita é perfeita pelas quantidades de tomate que apresenta. Se são tão fãs de ovos e de molho de tomate quanto eu, esta receita também vai ser perfeita para vocês!




Ingredientes
                para 1 pessoa
  • 1 chávena de polpa de tomate
  • ½ chávena de água
  • 2 ovos
  • Espinafres (2 - 3 mãos cheias)
  • 1/3 de alho francês
  • ¼ de chávena de curgete ralada
  • Cerca de uma dúzia de folhas de manjericão
  • Alho em pó, sal, pimenta, pimentão doce e açúcar mascavado qb

Comecem por preparar os legumes. Cortem o alho francês em meias rodelas, ralem a curgete, cortem grosseiramente os espinafres e piquem cerca de 4 das folhas de manjericão.

Numa frigideira com um fio de azeite, cozinhem o manjericão picado e o alho francês até este último começar a ficar dourado. Adicionem os espinafres e a curgete e mexam bem. Adicionem a polpa de tomate e a água e temperem com uma pitada de sal, alho em pó, pimenta e pimentão doce. Como os tomates são bastante ácidos, provem o molho e se acharem necessário coloquem um pouco de açúcar (de preferência mascavado) para contrariar a acidez.

Mexam bem toda a mistura e cozinhem em lume baixo. Quando o molho tiver reduzido um pouco, abram dois espaços e coloquem um ovo em cada um deles – o que aconselho, é a partirem um ovo de cada vez para dentro de uma taça e depois sim colocar na frigideira. Temperem os ovos com um pouco de sal e pimenta e tapem a frigideira. Vão sempre verificando, para garantir que o vosso molho não reduz demais e acaba por se queimar, e quando os ovos estiverem no ponto apaguem o lume – eu comi os meus ainda com um pouco da gema crua, mas optem por aquilo que preferirem.

Coloquem as restantes folhas de manjericão por cima e para desfrutarem ainda mais desta receita, sirvam-na com uma indispensável fatia de pão e se quiserem ainda com um pouco de couscous como eu fiz. Bom apetite!

2 comments:

  1. *Babando*!!! Sou como tu: quanto mais tomate, melhor :p e isto tem tão bom aspecto!!!

    Jiji

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Joana! Se gostas de tomate tens mesmo de experimentar, é uma delícia!

      Delete